Ortodontia

  • Ortodontia
  • Vantagem de corrigir a posição dos dentes
  • Tipos de tratamento
  • Os aparelhos provocam dor?
  • Como fazer a higiene oral quando usa um aparelho ortodôntico?

Área de diagnóstico, prevenção e tratamento dos problemas causados por dentes que não se articulam de uma maneira harmoniosa, e não estão na posição correcta. Consiste na aplicação de uma força suave sobre os dentes levando-os a moverem-se para o sítio.

OGSM2

Corrigir a posição dos dentes e/ou maxilares pode alterar o aspecto da face conferindo-lhe contornos e proporções mais harmoniosas e agradáveis, melhorando o aspecto e a auto-imagem.

Obtém-se assim uma melhor função dos músculos e articulações da face. Os dentes apinhados são mais difíceis de limpar estando por isso mais sujeitos a cáries e a problemas de gengivas ao longo da vida. Os dentes salientes estão mais sujeitos a fracturas. Os dentes direitos permitem em princípio, manter uma dentição sem problemas ao longo da vida

Existem aparelhos móveis ou fixos desenhados para moverem os dentes para a posição desejada. Os aparelhos fixos são hoje dos aparelhos mais comuns. São constituídos por brackets colados aos dentes e pelos arcos de metal que ligam os brackets uns aos outros.

OGSM3Não.porque o aparelho é colado sobre os dentes. Depois de colocados ou ajustados provocam uma ligeiro desconforto, sobretudo ao mastigar, durante os primeiros dias.

OGSM5

O seu médico só deverá iniciar o tratamento ortodôntico quando for capaz de manter uma boa higiene oral. Quando se usa um aparelho fixo, os brackets e bandas são difíceis de limpar, exigindo uma escovagem muito cuidadosa.

Poderá, neste tratamento, ser necessário utilizar, além da escova e dentífrico, outros auxiliares de higiene (fio dentário, escovilhões, etc.) e efectuar uma dieta própria para esta fase de tratamento.

Se não mantiver os dentes e os brackets perfeitamente limpos surgirão ao longo do tratamento lesões permanentes do esmalte dentário e cáries junto às gengivas e aos brackets.

Estas manchas serão mais visíveis e inestéticas quando retirar o aparelho.

Para uma boa manutenção da saúde oral quando se usa um aparelho ortodôntico é essencial lavar os dentes e brackets 2 vezes por dia, evitar alimentos pegajosos que podem partir ou danificar o aparelho, e bebidas gasosas e alimentos com açúcar que podem desmineralizar o esmalte e provocar cáries.

Tamanho do Texto
[ Anular Alterações ]

Pesquisa


Mensagem do Seu Médico Dentista

Ver Mais

As Nossas Instalações

Ver galeria

Marcação de Consultas

Em Breve...


Acordos

Conheça todas as nossas parcerias...

Ver Mais