Sedação Consciente

  • Sedação Consciente
  • Vantagens da Sedação Consciente
  • Veja como:

Um dos principais problemas dos pacientes é o medo e a ansiedade de vir ao dentista, tanto em crianças como adultos. Um dos grandes objectivos da Medicina Dentária moderna é o controlo deste medo e ansiedade, muitas vezes gerado pelo stress de vir ao dentista, e que pode proporcionar manifestações adversas de comportamento ou alterações sistémicas potencialmente perigosas.

Pacientes que desejam um tratamento tranquilo e relaxado podem utilizar a Analgesia Inalatória ou Sedação Consciente com Protóxido de Azoto e Oxigênio, que é uma técnica mundialmente utilizada há mais de 160 anos também conhecido como gás hilariante ou gás do riso.

Esta técnica de sedação já é utilizada em medicina dentária há muitos anos nos Estados Unidos e em alguns países da Europa,  estando Portugal a iniciar a sua utilização.

A SorrisOeste – Clínica Médica Disponibiliza-a para si

Como o termo indica Sedação (acto de sedar - Moderar; acalmar; assedar), Consciente (Que sabe o que faz) Inalatoria (é absorvido pelas vias respiratórias pelas vias respiratórias)).

Não é um processo de anestesia, é apenas uma sedação, tal como se tomam comprimidos ansiolíticos, a sedação inalatória é um medicamento administrado por via respiratória através de uma máscara nasal e medicamente assistido.

Tendo a vantagem de sêr 100% segura, ter uma rápida acção em cerca de 3-5 minutos e uma rápida cessação em cerca de 3-5 minutos.

 O conceito de sedação consciente difere totalmente da anestesia geral. A sedação consciente é uma depressão mínima do nível de consciência produzida por métodos farmacológicos ou não-farmacológicos (ou a sua combinação), onde é mantida a respiração espontânea, os reflexos protetores e a capacidade de resposta a estímulos físicos e comandos verbais.

Um dos principais métodos de sedação consciente é a utilização de sedação inalatória com protóxido de azoto.

É uma técnica fácil, muito segura e que normalmente resolve o problema de comportamento do paciente. O método utilizado é por intermédio de uma máscara que é colocada no nariz para que possa inalar o gás. O paciente permanece consciente e acordado, e após a consulta a recuperação é completa e imediata.

A sedação consciente tem uma ampla aplicação na Medicina Dentária, podendo ser utilizada em praticamente todos os procedimentos e em todas as especialidades. O uso da sedação consciente em odontopediatria é vastamente difundido em muitos países e é a primeira opção de sedação para este perfil de pacientes.

Após a consulta com sedação o paciente pode retomar a sua vida normal sem qualquer tipo de limitação diferente de uma consulta normal.

Vantagens da sedação consciente:

     Paciente acordado

     Respira voluntáriamente

     Não existe combinação com outros fármacos

     Não provoca analsegia completa

     O paciente coopera com o médico

     Permanecem os reflexos protetores

     Período de recuperação curto.

Tamanho do Texto
[ Anular Alterações ]

Pesquisa


Mensagem do Seu Médico Dentista

Ver Mais

As Nossas Instalações

Ver galeria

Marcação de Consultas

Em Breve...


Acordos

Conheça todas as nossas parcerias...

Ver Mais